Baba de caracol, no rasto da beleza!

Nos últimos anos, os caracóis passaram de moradores de jardins e aperitivos franceses a ingredientes de cremes de beleza onipresentes.

As suas mucinas formam o alicerce para uma recente onda de cremes, cada vez mais populares, máscaras e soros.

Desde a antiguidade, o Homem utiliza substâncias da fauna, da flora ou dos minerais, para fins terapêuticos, estéticos ou para aplicar em materiais do quotidiano.

A princípio, a ideia pode parecer algo estranha, por ser um elemento tão improvável num produto dermatológico, mas aos poucos as incríveis propriedades da baba de caracol tem sido, cada vez mais, usadas em produtos de beleza. A sua popularidade tem crescido rapidamente, principalmente entre quem é adepto de cremes multi-funções e à base de produtos naturais, e porque é tão eficaz para obter os resultados pretendidos. Qualquer mulher que se preocupe com a sua aparência sabe a importância de manter um rosto belo e bem cuidado. Um dos grandes segredos, de muitas mulheres, é nada mais nada menos que o creme de baba de caracol. A baba de caracol tem propriedades regeneradoras, revitalizantes, hidratantes e cicatrizantes, ideais para o cuidado de rugas, manchas e acne, de forma a combater os sinais de envelhecimento precoce. A capacidade cicatrizante é ideal, nomeadamente, no cuidado de peles maltratadas pelo sol, secas e ressequidas. Saiba, ainda, que a baba de caracol é capaz de reduzir as estrias e, até, eliminar as cicatrizes causadas por feridas ou acne. Proporciona firmeza e elasticidade à pele, podendo clarear pequenas manchas, sendo, ainda, eficaz a eliminar verrugas.

A baba de caracol contém elastina e ácido glicólico, fazendo da mesma uma excelente fonte de proteínas que ajudam a remover as células de pele mortas, a reduzir a inflamação e a manter a pele devidamente hidratada. Mais adiante falaremos das propriedades dos seus constituintes.

Deste modo, além de ser um produto totalmente natural, o creme de baba de caracol tem diversos benefícios para a pele, que permitem, de uma forma geral, optimizar e promover uma pele saudável.

Quais as indicações terapêuticas para usar o creme de baba de caracol?

Este creme é ideal e indicado para:

  • Todos os tipos de pele.
  • Ser usado tanto como creme de dia como creme de noite.
  • Ser usado todas as estações, mesmo em condições climáticas extremamente quentes ou frias.
  • Pessoas com diferentes problemas dermatológicos, nomeadamente para o tratamento da acne, para a remoção de manchas e cicatrizes, bem como ainda para a cura de queimaduras.
  • Combater as rugas e promover anti envelhecimento e rejuvenescimento da pele.
  • Peles sensíveis e com vermelhidão.

Quais os principais benefícios do muito apreciado creme de baba de caracol?

Como foi referido anteriormente, o creme de baba de caracol, associado a outros constituintes, poderá ser considerado “multi-funções”, dada a sua capacidade de cuidar de diversos problemas da pele e servir de simples creme diário. Aqui deixamos alguns dos seus efeitos:Ajuda a remover o acne.

  •  Ajuda a remover o acne.
  •  Diminui as rugas (efeito anti-rugas).
  •  Elimina as células mortas.
  •  Facilita a regeneração de tecidos danificados.
  •  Promove a renovação cutânea.
  •  Diminui as estrias.
  •  Rejuvenesce a pele. Apresenta função regeneradora e reparadora, favorecendo uma estimulação rápida do colágeno e elastina, o que garante um aspecto   mais rejuvenescido da pele.
  •  Hidrata. Ao contrário dos cremes sintéticos, o extracto de baba de caracol realmente mantem a pele nutrida e hidratada durante todo o dia.
  •  Actua sobre cicatrizes e queimaduras, eliminando-as gradualmente.
  •  Elimina as células mortas por acção antibacteriana.
  •  Tem efeito anti-inflamatório.
  •  Combate as manchas na pele.
  •  Esfolia a pele, como um peeling natural.
  •  Restitui a firmeza à pele de forma duradoura. Tem um efeito tensor, combatendo a flacidez.
  •  Suaviza a pele.
  •  Promove uma pele mais saudável. O extracto de baba de caracol é naturalmente rico em alantoína, colagénio, elastina, proteínas e vitaminas, sendo que todos contribuem para o enriquecimento e nutrição da pele.

Explicações científicas de alguns benefícios da baba do caracol?

Explicação # 1: Fantástica hidratação!

Estudos demonstraram que a baba de caracol aumenta a capacidade da pele humana, reter a água. O extrato de caracol é, ele próprio, mais de 90% de água, misturado com proteínas naturais e outros polímeros que o tornam altamente higroscópico (atrai água). Este efeito hidratante pode ajudá-lo a selar a humidade nos seus cabelos e na sua pele.

Explicação # 2: A baba de caracol protege a pele e o cabelo de danos!

A complexa mistura de proteínas, micronutrientes e ácidos glicólicos da baba de caracol, foi-se modificando a par da evolução do caracol, como animal terrestre, para proteger a sua pele frágil contra danos, infecções e raios UV. Essa mistura natural forma uma rede de polímeros que funcionam como uma camada protetora, amortecendo e protegendo as partes moles expostas do corpo do caracol.

Assim, da mesma forma, o extrato de baba de caracol protege o cabelo dos danos, como das radiações U.V. e poluição atmosférica.

Curiosidade: Os dominicanos usam a baba em misturas naturais para proteger os cabelos e a pele dos intensos raios solares das Caraíbas. Estudos recentes indicam que pode também proteger contra os radicais livres que danificam o cabelo e a pele. O extrato de caracol é igualmente eficaz na proteção do cabelo contra os danos mecânicos causados pela pressão cotidiana, penteados, escovagem e estilos que usam tensão e torção.

Explicação # 3: A baba de caracol acalma a pele e o couro cabeludo!

A baba de caracol tem sido aproveitada pelos seu poderes calmantes e curativos. Os usos tradicionais incluem acelerar a cicatrização e prevenir a formação de cicatrizes do acne, de infecções da pele e de queimaduras. Estas propriedades poderosas tornam a baba ótima para acalmar o couro cabeludo inflamado por exposição solar/calor e queimaduras químicas.

Explicação # 4: A baba de caracol suaviza o cabelo e a pele!

A secreção altamente fluida e translúcida da baba de caracol envolve os filamentos de cabelo com uma camada de selagem suave, atua como um lubrificante e preenche as fendas do cabelo e alisando as partes ásperas, irregulares ou esburacadas. Os cabelos e a pele ficam sedosos.

Explicação # 5: Baba de caracol deixa o cabelo brilhante!

Baba de caracol deixa um revestimento suave no fios capilares, que por sua vez cria uma superfície uniforme. Esta superfície uniforme dá toneladas de luz ao cabelo porque o ajuda a refletir a luz e cobre as fendas do cabelo, fendas essas que reduzem o seu potencial de brilho natural.

Explicação # 6: Baba de caracol pode ajudar a definir cachos!

Os caracóis segregam baba para deslizar, sem atrito em todas as superfícies, e além disso, para permitir que se colem às superfícies. A baba de caracol é na verdade uma mistura de dois tipos de muco. Um muco é mais aguado e age como um lubrificante, enquanto outro muco, mais viscoso e elástico, funciona como um adesivo. A capacidade adesiva natural confere propriedades fixadoras inerentes, que ajudam as fibras encaracoladas individuais a fundirem-se em super-curvas definidas.

Como se aplicam os cremes de beleza com baba de caracol?

  • Para uma melhor absorção do produto, recomenda-se aplicar uma pequena quantidade de produto no rosto e pescoço com uma leve massagem em movimentos circulares.
  • Deve ser aplicado diariamente preferencialmente de manhã e à noite, após a limpeza da pele. O ideal é deixar o produto agir durante o sono. É recomendado, antes de dormir, lavar o rosto e aplicar o creme de baba de caracol. Retire de manhã. De acordo com dermatologistas, o efeito para a pele é rápido: em 15 dias já pode ver redução da acne e das manchas e um frescor no rosto.

Atenção: Nunca use o caracol, o animal, no corpo diretamente!

Para que tipo de pele é indicada a baba de caracol?

Por norma, este componente é indicado para todas as pessoas e para todas as zonas do corpo. No entanto, dependendo dos efeitos que se pretendem poder-se-á adquirir produtos de gamas especiais, destinados a um determinado tratamento.

Deste modo, se faz parte do grupo de pessoas que tem cremes para tudo e mais alguma coisa, vai poupar imenso com esta sugestão: compre um único frasco de creme de baba de caracol que satisfaz todas as necessidades da pele, sem a saturar através da aplicação de produtos químicos mais agressivos nem estando sempre a experimentar diferentes marcas e tipos de cosméticos.

Aposte na baba de caracol e renda-se aos seus inegáveis benefícios!

Quais as condições a que devem estar os cremes de beleza?

Conserve à temperatura ambiente (< 25 ºC), ao abrigo da luz e da humidade.

A que se deve a popularidade da baba de caracol?

Antes sequer de se conhecer cientificamente os benefícios da baba de caracol, já a medicina tradicional a tinha popularizado. Agora que se conhece efetivamente a sua composição química, entende-se por que é tão eficiente a tratar a pele.

Na constituição da baba de caracol, entram aminoácidos, antibióticos naturais, diversas vitaminas e proteínas, sais minerais e colágeno, elementos que promovem o rejuvenescimento celular, eliminando os tecidos mortos e tratando os novos. Juntos, estes nutrientes atuam com eficácia na pele a diversos níveis, deixando-a com um aspecto tratado e saudável.

Outras aplicações ao longo dos tempos:
  • Hipócrates supostamente prescreveu caracol esmagado e leite azedo para limpar a inflamação da pele.
  • Durante séculos, em pequenas comunidades rurais no sul da Itália, o muco de caracol foi usado para aliviar verrugas, calos e acne.
  • Os chefs franceses que transformaram o humilde gastrópode em aperitivos amanteigados e apetitosos, chamados escargot. Encomendavam a uma família chilena que criava e exportava caracóis.
  • Os trabalhadores chilenos costumavam cortar as mãos e os braços nas gaiolas de metal, e notaram que a baba do caracol parecia curar as feridas e suavizar sua pele.
  • A baba de caracol sempre foi um segredo do tratamento do cabelo dominicano. A tradição de usar a baba de caracol no cabelo foi passando de geração em geração nesta ilha das Caraíbas, mantendo assim até aos dias de hoje esse segredo de beleza.
  • Embora as grifes coreanas possam ser conhecidas por lançar a mania dos Estados Unidos, os chilenos foram os primeiros a incorporar caracóis no cuidado da pele, depois de criadores de caracóis chilenos, nos anos 80, terem ficado maravilhados com a maciez das mãos ao lidar com os caracóis.
  • A maior parte da mucina de caracol utilizada para o cuidado da pele envolve a espécie Cryptomphalus aspersa, também conhecida como o caracol de jardim comum.

Como se processa a extração da baba de caracol?

Se a única coisa que o impede de experimentar produtos de beleza à base de baba de caracol (além do fator “nojo”) é a preocupação com o bem-estar dos caracóis, não se preocupe! Para colher a preciosa baba de caracol, os caracóis rastejam, durante a noite, por cima de uma rede numa sala escura. O processo tem a duração de 30 minutos a uma hora. Após este tempo,os animais são, transferidos de volta ao seu habitat natural para descansar (nenhum dos caracóis é prejudicado no processo).

Algumas marcas aquecem as redes de malha para aumentar a humidade para um efeito de terrário (aumenta a secreção de mucina). Deste modo consegue-se maior quantidade de baba, num menor tempo. Os caracóis nunca são prejudicados, e seu lodo hidratante é recolhido e pasteurizado para a garrafa.

Curiosidade biológica

Há um aspecto muito interessante na deslocação dos caracóis. Os caracóis ao rastejar nos jardins deixam muitas vezes rastros de baba paralelos ou um em cima do outro.

Algumas pesquisas foram feitas, mediram-se as espessuras das babas e concluiu-se que os caracóis e lesmas seguem os trilhos de outros indivíduos da mesma espécie para conservar energia. Ao usar o mesmo trilho de outros caracóis produzem menos baba, economizando até dois terços de energia. Essa energia que então utilizado para alimentação ou reprodução. Você poderia dizer que, em vez disso, use uma estrada pavimentada com pedras e obstáculos na estrada.

Quer conhecer o creme – Aloe vera & Olive oil + elicina (baba de caracol) da IN-NOVAR?

Se ainda não experimentou nenhum creme de baba de caracol, experimente e teste os efeitos! Conheça os seus benefícios e comprove o que se diz acerca desta substância fantástica.

Pode encomendar o seu creme, no site www.in-novar.com! O creme facial vendido tem como ingrediente principal a baba de caracol, e contém ainda, Aloe vera e azeite, ambos reconhecidos pelo seu efeito benéfico no rosto.

Quais os efeitos científicos dos constituintes do creme  Aloe vera & Olive oil + elicina (baba de caracol)?

 Uum produto multifuncional, que pode ser usado a qualquer hora do dia, adequado para todos os tipos de pele, jovem e madura e adequado para todos: homens, mulheres e crianças. O resultado é extraordinário! Tem uma textura fresca e leve, é facilmente absorvido e é capaz de satisfazer as principais necessidades da pele, graças à presença de ingredientes ativos naturais e orgânicos. Mantém a pele fresca, macia e aveludada.

A pele tanto do rosto como do resto do corpo é mimada com a utilização de creme de baba de caracol. O creme de baba de caracol tem efeitos muito benéficos, como já foi referido é eficaz na regeneração e reparação da pele. Para compreender como os principais ingredientes do creme de baba de caracol agem na saúde da pele, de seguida são apresentados os efeitos de cada constituinte:

Extractos orgânicos de Aloe Vera e Azeite:

  •  Melhora o equilíbrio da pele.
  •  Protege a pele.
  •  Ajuda a combater a irritação causada por agentes externos, como por exemplo sol, frio, cloro da piscina.

Óleo de gérmen de trigo, óleo de amêndoa doce e óleo de semente de damasco, rica presença de Elicina contida no gel orgânico de Aloe vera:

  •  Estimula a hidratação imediata da pele.
  •  Aumenta a elasticidade.
  •  Neutraliza as principais imperfeições da pele causadas pela passagem do tempo (perda de elasticidade e baixo brilho).
  •  A pele terá uma aparência suave e luminosa, com um equilíbrio estável que ajuda a resistir a danos ambientais.

Argan Oil e manteiga de Karité orgânica:

  •  Nutre a pele.
  •  Restaura o tom às peles cansadas e ajuda a reduzir visivelmente as rugas.

Ácido glicólico

  •  Este ácido presente na baba de caracol permite efectuar uma eliminação superficial suave das células de pele mortas.
  •  Ajuda ainda a promover a substituição das células, que são formadas através da estimulação da alantoína.

Alantoína

  •  Funciona como um estimulante natural da regeneração da pele.
  •  Suaviza eficazmente da cútis.

Colágeno e elastina

  •  Estas proteínas permitem a ligação entre os tecidos cutâneos.
  •  Fomentam a hidratação da pele.
  •  Melhoram a aparência da pele.
  •  O colágeno confere rigidez necessária à pele.
  •  A elastina confere alguma elasticidade, pelo que se complementam.

Vitaminas

  •  Regenera a pele.
  •  Combatem a inflamação.

Em suma, o creme de baba de caracol contém ingredientes que proporcionam à pele nutrientes essenciais, os quais permitem que a mesma pareça e esteja saudável.

Como é feito o cultivo orgânico e extração de matéria prima?

Por exemplo, na marca Natura & Benessere tem a sua própria plantação orgânica de onde extrai diretamente todos os ingredientes orgânicos mais importantes (extrato de Aloe Vera, azeite, óleo de germe de trigo, extrato de lavanda, alecrim, sálvia, limão, laranja, mirtilo). Esses ingredientes ativos são utilizados para produzir os produtos naturais da gama da Natura & Benessere. Desta forma, é garantido um produto seguro e de qualidade desde o início. Esta empresa distingue-se das demais, pois nenhuma empresa no mundo é capaz de acompanhar diretamente todo o ciclo produtivo.

No que respeita ao gel orgânico de Aloe vera:

  •  Um aspecto muito importante é o método paciente de extrair o gel de Aloe Vera puro diretamente da folha.
  •  Cultivo direto de Aloe vera.
  •  Colheita e lavagem das folhas de aloe vera feita de forma cuidadosa.
  •  Corte das extremidades das folhas de Aloe, para eliminar a aloina.
  •  Extracção do gel de Aloe vera a frio, nas 2 horas seguintes após a colheita Este processo garante a acção única e poderosa do gel de Aloé Vera puro, bem como o efeito emoliente e suavizante da pele.

No que respeita ao azeite de Oliva orgânico:

Outro elemento fundamental diz respeito à extração do azeite biológico, que encontra as condições ideais de crescimento em Puglia, no sul de Itália. O método de extração é baseado na prensagem a frio no mesmo dia da colheita: a temperatura durante a extração é de fundamental importância para o efeito na qualidade do azeite. Com altas temperaturas, a maioria dos aromas voláteis desaparece e a taxa de oxidação do óleo aumenta, produzindo um óleo menos qualitativo. Além disso, a temperaturas mais elevadas, o teor de polifenóis, antioxidantes e vitaminas presentes no óleo é reduzido. Especificamente, a temperatura é regulada através do controlo da temperatura da água adicionada durante estes dois passos. Altas temperaturas são usadas para aumentar a produção de azeite obtido a partir de massa. Graças a este processo, a Natura & Benessere consegue garantir um azeite muito qualitativo rico em nutrientes.

Sobre o autor

client-photo-1
In-novar

Comentários

Deixe uma resposta